Saiba o que é “black moon”, raro fenômeno que ocorre neste fim de semana
A “black moon”, ou Lua Negra, é um fenômeno lunar raro que ocorre na fase de lua nova e, como o próprio nome sugere, ela é invisível a olho nu. Apesar de ser um evento especial para a astronomia, sua principal característica é a ausência de brilho no céu.
A black moon deste fim de semana é a terceira de quatro luas novas que ocorrem nesta estação do verão, o que a torna uma ocorrência incomum. O termo, que não é oficial na astronomia, também pode se referir à segunda lua nova que acontece em um mesmo mês.
Por que a black moon é invisível?
A lua nova ocorre quando a lua está quase entre a Terra e o sol. Nesse alinhamento, o lado da lua que vemos está completamente na sombra, impossibilitando sua visualização. Além disso, a lua e o sol nascem e se põem aproximadamente no mesmo horário, o que a torna ainda mais difícil de ser vista.
Apesar de não ser visível, a black moon oferece uma excelente oportunidade para a observação de outros astros, como a nebulosa Dumbbell (M27), planetas como Júpiter e Saturno, e outros corpos celestes que, em noites de lua cheia, seriam ofuscados pelo brilho lunar.
A próxima black moon está prevista para 31 de agosto de 2027.
ASSUNTOS: Brasil