‘Ninguém põe a mão’, diz Lula sobre interesse dos EUA nos minerais estratégicos do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (24), que “Ninguém põe a mão” nos minerais estratégicos brasileiros. A fala acontece após os Estados Unidos afirmarem o seu interesse nas terras raras e demais minerais críticos e estratégicos (MCEs) do Brasil, usados em tecnologias de ponta como chips, carros elétricos e turbinas eólicas.
A afirmação ocorreu durante cerimônia de entregas do governo federal em Minas Gerais (MG). O presidente afirmou que “aqui ninguém põe a mão”. “Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, afirmou.
O posicionamento do presidente se torna firme após o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, se reunir com representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e deixar claro o interesse em fechar acordos com o Brasil para aquisição de minerais estratégicos.
Raul Jungmann, presidente do Ibram, afirmou que a negociação deve ser feita com o Governo Federal já que os recursos minerais pertencem à União.
ASSUNTOS: Brasil