Mandetta diz que colapso em Manaus na 1ª onda não foi por falta de recursos

Por Portal do Holanda

04/05/2021 14h12 — em Brasil

Mandetta durante CPI da Covid no Senado - Foto: Reprodução/TV Senado

O ex-ministro Henrique Mandetta foi questionado, durante a CPI na Covid nesta terça (4),  pelo senador Eduardo Braga sobre a falta de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios durante a primeira onda da pandemia da Covid-19, que impactou principalmente o estado do Amazonas. 

Mandetta negou que tenha faltado recurso e criticou a gestão municipal e estadual do Amazonas durante a primeira onda da pandemia da Covid-19. "Os recursos foram repassados. Eles tinham o recurso, eles poderiam fazer o uso que tivesse dentro do Plano de Contingência, adquirir respiradores.. Não é função do governo federal dizer o que pode e o que não pode comprar", iniciou. 

"Naquela pandemia é mais factível de ser analisar performance dos governos porque eles tinham o mesmo problema e tomaram decisões diferentes com os seus técnicos. A impressão que eu tenho é que lá houve uma interrupção. Eu falava com um secretário, daqui a pouco me ligavam informando que a pessoa havia sido demitida. Aí entrou uma secretária que não era de lá e não conhecia a rede, não conhecia o Ministério".

"Eu mandei para Manaus um grupo especialista em gestão de crise, médicos especialistas em gestão de crise para poder mediar o conflito entre prefeitura e estado. Ali (Manaus) me parece que vocês terão que fazer uma imersão própria porque aquilo não se repetiu em outras unidades federativas (...) Não houve falta de dinheiro e eles tomaram as decisões das compras de seus próprios equipamentos", finalizou o ex-ministro.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil