Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "traição à pátria"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14) que deputados da base governista deveriam solicitar a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) da Câmara dos Deputados, acusando-o de agir contra os interesses do Brasil em relação aos Estados Unidos. A declaração foi feita durante a inauguração de uma fábrica da Hemobrás em Goiana (PE).
Segundo Lula, Eduardo Bolsonaro teria participado da articulação do "tarifaço" junto ao governo de Donald Trump e atuado para contestar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), usando sanções como moeda de troca. "Vocês têm que pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição à pátria", afirmou o presidente.
O PT já havia solicitado a cassação do deputado em outras ocasiões, sob a alegação de que ele prejudicou interesses nacionais. O líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), chegou a requerer a suspensão imediata de Eduardo, mas o processo ainda não avançou. Atualmente, o parlamentar permanece no cargo e voltou a receber o salário de R$ 46,3 mil.
Lula também defendeu a legitimidade do julgamento do ex-presidente e sugeriu que ele poderia ser responsabilizado pelo Tribunal Penal Internacional pelas ações durante a pandemia de covid-19, citando mais de 300 mil mortes atribuídas à má gestão. O presidente afirmou que o filho de Bolsonaro teria incentivado medidas contra o Brasil nos Estados Unidos, reforçando a necessidade de responsabilização.
ASSUNTOS: Brasil