Compartilhe este texto

Lei garante licença para mulheres em período menstrual

Por Portal Do Holanda

21/09/2024 22h13 — em
Brasil


Foto: Freepik
Foto: Freepik
ouça este conteúdo

Uma Lei Complementar que garante até três dias de afastamento mensal para servidoras distritais que comprovarem sintomas graves no período menstrual foi promulgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no dia 6 de março. Porém, ainda não foi publicada no Diário Oficial.

Foi apontada a possibilidade do governo do Distrito Federal (GDF) realizar uma regulamentação da lei, para definir como seria aplicada. A regulamentação não chegou a ser publicada no Diário Oficial, mas, segundo especialista, isso não impede que as servidoras peçam a licença.

Carlos Ari, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), esclarece que a lei não exige regulamentação do GDF. Assim, cabe a cada órgão definir como será o processo para a aplicação da norma. Servidoras que apresentarem laudos da medicina ocupacional ou do trabalho comprovando os sintomas graves poderão requerer o afastamento.

 Após a promulgação, o GDF informou que iria entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, por meio da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), para derrubar a lei, por "vício de origem"

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil