STF forma 4 votos para condenar Carla Zambelli e hacker por invasão ao CNJ
Neste sábado (10), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu quatro votos favoráveis à condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto, acusados de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A ministra Cármen Lúcia foi a última a votar até o momento e acompanhou os demais integrantes da Turma ao defender a condenação da parlamentar a 10 anos de prisão em regime fechado, além da perda do mandato e inelegibilidade. Delgatti, por sua vez, deve cumprir pena de 8 anos e 3 meses de reclusão.
Com isso, o julgamento virtual conta com quatro votos a favor da condenação, restando apenas o posicionamento do ministro Luiz Fux, que tem até 16 de maio para registrar seu voto no sistema eletrônico.
Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli e Delgatti teriam articulado a invasão para desacreditar o Poder Judiciário e fomentar discursos antidemocráticos. Os ministros também determinaram que ambos deverão pagar, de forma solidária, uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil