Começa depoimento de Daniel Vorcaro e diretor do BC em Brasília
A acareação entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos começou a partir das 14h de hoje (30), em Brasília. Os depoimentos estão sendo colhidos pela Polícia Federal. Após as oitivas, a delegada responsável avaliará os relatos e poderá determinar uma acareação, se considerar necessário.
O procedimento é acompanhado por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, do STF, e por um representante do Ministério Público. As investigações tiveram início em 2024 na Justiça Federal e apuram a situação financeira do Banco Master, que, segundo a PF, não teria recursos suficientes para honrar títulos com vencimento em 2025.
Vorcaro e Paulo Henrique Costa participaram das negociações para a venda do Banco Master ao BRB. Antes de ser afastado do comando do banco público, Costa defendia a operação como alternativa para solucionar a crise da instituição. Já o diretor do Banco Central, que não é investigado, analisou tecnicamente diferentes opções, incluindo aporte de recursos, troca de diretoria, venda e liquidação. Com o avanço limitado das alternativas, a área técnica recomendou a liquidação, decisão aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada do BC após veto à venda ao BRB.
ASSUNTOS: Brasil