Compartilhe este texto

Bolsonaro tem nova crise de soluços e passa por terceira cirurgia

Por Portal Do Holanda

30/12/2025 18h03 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico na tarde desta terça-feira (30/12) para uma nova intervenção médica. O procedimento, realizado no Hospital DF Star, em Brasília, teve como objetivo reforçar o bloqueio do nervo frênico — responsável pelo diafragma — após o paciente apresentar uma nova crise persistente de soluços.

A informação foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ratificada em boletim médico oficial divulgado no início da noite. Segundo a equipe multidisciplinar que acompanha o ex-presidente, os soluços começaram por volta das 10h da manhã e não cessaram com medidas convencionais, levando à decisão de uma "complementação do bloqueio anestésico bilateral".

Exames e Pós-Operatório

Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia de hérnia inguinal realizada no dia de Natal (25/12), será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31/12). O exame visa investigar se um quadro de refluxo gastroesofágico está agravando as crises.

De acordo com o boletim assinado pelo diretor-geral Allisson Borges e outros cinco especialistas, o paciente segue em:

Fisioterapia respiratória;

Uso de aparelho CPAP durante o sono;

Medidas preventivas contra trombose.

Esta é a terceira vez que o ex-presidente passa por esse bloqueio nervoso em quatro dias (as anteriores ocorreram no sábado e na segunda-feira). Em virtude das novas intercorrências, a previsão de alta, antes estimada para o dia 1º de janeiro, deve ser reavaliada e possivelmente adiada.

Jair Bolsonaro está internado sob custódia desde o dia 24 de dezembro. Ele obteve autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para deixar a Superintendência da Polícia Federal e realizar os procedimentos médicos. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em decorrência de condenação relacionada à trama golpista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil