Governo quer priorizar fim da jornada 6x1, diz Gleisi Hoffmann
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a redução da jornada de trabalho será uma das prioridades do governo federal no Congresso. Segundo ela, o debate sobre o fim da escala 6×1 — em que o trabalhador tem apenas um dia de folga por semana — será levado às comissões da Câmara e discutido com a sociedade. A declaração foi publicada nesta segunda-feira (5) nas redes sociais da ministra.
A proposta tem ganhado força desde os atos do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, quando lideranças sindicais defenderam a aprovação da PEC 8/25, que propõe a diminuição da jornada semanal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também manifestou apoio à pauta em pronunciamento oficial, destacando que o país precisa avançar nesse debate com a participação de todos os setores.
Na Câmara, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) reconheceu que a proposta tem apelo popular, mas ponderou que é necessário avaliar o impacto econômico. Ele afirmou que a Casa dará “tratamento institucional” ao tema, mas criticou promessas consideradas inviáveis. “Não dá para vender sonho sabendo que não vai se realizar”, disse.
Lideranças do PT trabalham para acelerar a tramitação da proposta. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, tenta convencer o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Paulo Azi (União-BA), a pautar o texto ainda nesta semana. A PEC é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e precisa passar pela CCJ antes de seguir para o plenário.
ASSUNTOS: Brasil