Você sabe o que te leva a ter pesadelos?

Os pesadelos são sonhos, sonhos maus e indesejados, sonhos angustiantes e sonhos que nos fazem temer. Depois de se ter revelado o significado dos sonhos, é importante compreender agora o que nos leva a ter pesadelos.
Descrito como um “sonho aterrorizante”, o pesadelo é frequente e se deve a dois aspectos muito particulares: a ansiedade e a frequente recordação de um sonho.
Ansiedade, stress ou alimentos picantes fazem com que se tenha pesadelos durante a noite. Mas o mesmo pode acontecer quando se tem o mesmo sonho durante várias noites seguidas. Tal pode acontecer com a recordação de sonhos bons ou maus, mas, no caso dos pesadelos e por muito que não se queira, é frequente viver a mesma ‘história’ todas as noites, mesmo que momentaneamente.
E um misto de ambos também pode acontecer: a ansiedade por saber que vai voltar a ter um pesadelo desencadeia, na verdade, um pesadelo.
Mas os pesadelos não são todos iguais. Diz o Independent que existem dois tipos de pesadelos: as narrativas fantásticas (que acontecem na fase R.E.M. – movimento rápido do olho- e que têm tanto de aterrorizantes como de complexas e que se assemelham aos filmes de terror, aqueles que não fazem qualquer sentido, que nos deixam confusos, cansados e angustiados) e os pós-traumáticos (que acontecem em qualquer fase do sono e que relembram com frequência uma mau momento, um episódio de terror, de acidente, de medo, de pânico).
São os pesadelos pós-traumáticos os que mais frequentemente assombram as pessoas, podendo ter um impacto mais negativo e aterrorizante do que o próprio acontecimento traumático.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Bizarro