Compartilhe este texto

Verme de 8 cm, comum em cobras píton, é achado no cérebro de idosa

Por Portal Do Holanda

29/08/2023 10h54 — em
Bizarro


Verme causou lesão cerebral - Foto: Reprodução

Médicos retiraram do cérebro de uma idosa de 64 anos, um verme de 8 cm que até hoje só era encontrado em cobras píton. O caso foi registrado na Austrália e divulgado em um artigo recente na revista Emerging Infectious Diseases.

Segundo os especialistas, a cirurgia de remoção acontece em junho de 2022, mas chamou a atenção dos pesquisadores por se tratar do primeiro caso em humanos.

O verme, da espécie Ophidascaris robertsi, foi retirado vivo e já estava no terceiro estágio de vida. Ele foi descoberto após a mulher apresentar perda de memória, febre, tosse e uma lesão grave no lobo frontal direito do cérebro, onde estava o verme.

A princípio, ela foi diagnosticada com pneumonia, mas com a evolução dos sintomas para lapsos de memória desconexa e depressão, os médicos realizaram uma biópsia da lesão e acharam o verme.

A suspeita é que a mulher tenha contraído ovos do verme por meio do consumo de vegetais, ou ainda por contaminação de utensílios de cozinha ou das próprias mãos.

Isso porque a vítima é moradora de uma região de lago onde são comuns cobras chamadas piton-tapete. O caso foi catalogado e continua a ser estudado.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bizarro

+ Bizarro