Fim da reeleição para senadores e deputados oxigena a democracia
O fim de reeleição para prefeito, governador e presidente é uma ideia interessante, mas para haver consenso os parlamentares teriam que abrir mão da reeleição, especialmente para o Senado, onde o mandato é de oito anos.
A ideia proposta pelo senador Omar Aziz (PSD-Am), de mandatos de cinco anos para todos os cargos majoritários é justa na medida em que o Parlamento se dispõe, o que não parece ser o caso, a se adequar a essa restrição de tempo.
Há senadores com trinta e dois anos de mandato, deputados com 36 anos. É muito tempo. Uma renovação do Legislativo também possibilitaria novos ares, novas ideias, o rejuvenescimento de um Parlamento cheio de vícios. Mas isso não basta...
É preciso estabelecer mandatos também para ministros do STJ e do STF. Tai uma boa oportunidade de oxigenar as instituições..
O Brasil precisa respirar...
ASSUNTOS: Congresso Nacional, Omar Aziz, reeleição
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.