Compartilhe este texto

Susam reúne comitê de monitoramento da Microcefalia

Por Portal Do Holanda

01/12/2015 0h16 — em
Amazonas



A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) realizou  a primeira reunião do Comitê de Apoio ao Monitoramento, Prevenção e Controle dos casos de Microcefalia no Amazonas. O comitê definiu uma agenda de trabalho que incluirá reuniões semanais, discutiu fluxos de atendimento que devem começar a ser organizados para atender possíveis casos suspeitos de Zika vírus – principalmente em gestantes – e definiu alguns eventos que deverão ser realizados para capacitar os profissionais da rede de saúde – da capital e do interior do estado – no manejo clínico de pacientes que venham a apresentar sintomas da infecção.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, e destacou que outra importante recomendação diz respeito às grávidas, para que realizem o pré-natal corretamente, buscando as Unidades Básicas de Saúde para fazer as consultas de acompanhamento desde o primeiro mês da gestação.

A preocupação com este público decorre do fato da associação do Zika vírus com o surto de microcefalia – um tipo de malformação do crânio, que pode deixar sequelas graves em recém-nascidos – que vem ocorrendo em cidades do Nordeste brasileiro. ]

Nos últimos anos, o Amazonas tem registrado uma média de 3 a 5 casos anuais de microcefalia. Neste ano, até o momento, foram três casos, nenhum deles associado ao Zika vírus.

Tarefa – As funções do Comitê de Apoio criado pela Susam para o monitoramento da microcefalia são: assessorar tecnicamente a gestão e os serviços de saúde na elaboração de normas e procedimentos direcionados à prevenção, controle e tratamento da malformação; monitorar a evolução de possível epidemia da doença; e propor investigações e pesquisas que possibilitem aumentar o grau de conhecimento da doença, também visando sua prevenção e controle.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas