Servidor da Seduc morre após contrair leptospirose ao ter casa alagada em enchente em Manaus
Servidor da Seduc morre após contrair leptospirose ao ter casa alagada em enchente em Manaus pic.twitter.com/Qcc0CW1jtd
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) April 2, 2025
Manaus/AM - Amaral Elfrásio de Oliveira, servidor da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM), faleceu na terça-feira (1º) em decorrência de leptospirose, doença contraída durante a última enchente que atingiu Manaus. Ele estava internado em um hospital particular da cidade.
Amaral, que residia no bairro Colônia Terra Nova, zona norte da capital, teve contato com a água contaminada ao tentar salvar seus pertences e animais de estimação da enchente que alagou sua residência. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o servidor em contato com a água poluída.
Amaral começou a apresentar os sintomas da doença dias após o contato com a água contaminada e foi internado, mas não resistiu à infecção. O servidor trabalhava na Escola Estadual Ana Lúcia, no bairro Colônia Terra Nova, e já havia atuado na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias presentes na urina de animais, principalmente ratos. A contaminação ocorre através do contato com água ou lama contaminada, especialmente durante enchentes. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e calafrios.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas