Compartilhe este texto

Recadastramento do Bolsa Família aumenta após anúncio do Governo Federal

Por Portal Do Holanda

08/11/2016 15h24 — em
Amazonas



Manaus/AM - Após o Governo Federal encontrar irregularidades em mais de um milhão de benefícios do Programa Bolsa Família em todo o País, na última segunda-feira, 7, a procura pelo recadastramento foi grande nesta terça-feira, 8, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em Manaus. O atendimento é feito no horário de 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. 

De acordo com a nota distribuída pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, foram detectadas irregularidades em cadastros, resultando na suspensão ou cancelamento do benefício. Na capital amazonense, 3.666 cadastrados foram cancelados.

As informações dos beneficiários são “cruzadas” com a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisob), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), caso seja comprovado que a pessoa está inclusa em um desses sistemas, automaticamente é feito o bloqueio do Bolsa Família.

A atualização do Bolsa Família deve ser feita a cada dois anos. Diariamente, mais de 300 pessoas passam pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) em busca de atendimento. A medida foi adotada pelo próprio ministério, como forma de evitar as fraudes.

Além de estar atento com relação às datas de recadastramento, é necessário que o beneficiário tenha em mãos todos os documentos. Para maiores de 18 anos, a documentação necessária é: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e comprovante de residência. Se o beneficiário for menor, o responsável deve levar a certidão de nascimento e a declaração escolar atualizada. Todos os documentos devem ser cópias e originais.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, bolsa família, Manaus, Recadastramento, Amazonas

+ Amazonas