Compartilhe este texto

Manacapuru implementa Ronda Maria da Penha para proteção às mulheres

Por Portal Do Holanda

03/12/2023 15h08 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A cidade de Manacapuru passa a contar com equipe policial formada para integração da Ronda Maria da Penha. Ao todo, 60 policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estão dedicados a integrar o projeto no município.

A formação visa capacitar os policiais militares para atuarem na atividade de fiscalização de medidas protetivas, acompanhamento dos casos de violência doméstica e encaminhamento à rede de proteção de mulheres em situações de violência no município.

“Realizamos, durante 30 dias, o estágio do Ronda Maria da Penha e hoje estamos encerrando com duas turmas, totalizando 60 policiais militares que estão aptos para fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência. O 9º BPM iniciará na segunda-feira os atendimentos”, explicou a comandante do Ronda Maria da Penha, major Tatiana Sousa.

Após a conclusão do curso, as mulheres vítimas de violência passam a ser acompanhadas pelo efetivo do município, que está capacitado para atender as situações de proteção as mulheres. Manacapuru é o 7º município a receber o projeto, que se estende a Manaus, Coari, Tefé, Autazes, Careiro e Parintins.

A cerimônia de formatura foi realizada na AFYA Faculdade de Ciências Médicas (ITPAC) Manacapuru, e contou com a presença de autoridades militares, políticas e representantes de organizações de defesa das mulheres.

A Ronda Maria da Penha tem o objetivo de orientar e prestar assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, fortalecendo o compromisso das forças de segurança com a proteção dos direitos humanos, dando apoio emocional, orientação jurídica e encaminhamento para os serviços de assistência social e psicológica disponíveis no município.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas