Integrante de organização criminosa é preso em operação da PF no Amazonas

Integrante de organização criminosa é preso em operação da PF no Amazonas

Por Portal do Holanda

07/08/2020 14h51 — em Policial

Divulgação PF AM

Manaus/AM - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (07) a Operação Viajeiro, com o objetivo de reprimir crimes de tráfico ilícito de entorpecentes e de lavagem de dinheiro. 

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, após representação da Polícia Federal, além de um mandado de prisão expedido pela Justiça pela prática do crime de tráfico de drogas. 

De acordo com o Inquérito Policial, os três endereços em que as medidas cautelares foram cumpridas, a saber, um açougue, uma hospedaria e um hotel, estariam sendo utilizados pela organização criminosa sob investigação, como locais estratégicos e acima de quaisquer suspeitas, para a preparação e dissimulação de entorpecentes, as quais eram ocultadas em objetos e até mesmo no corpo de pessoas para transportar o material ilegal até o seu destino. 

A investigação criminal foi iniciada a partir de outros Inquéritos Policiais instaurados mediante autos de prisão em flagrantes de pessoas que tentaram embarcar em voos comerciais, de Tabatinga para Manaus, transportando drogas. 

Equipes da Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga identificaram a atuação de uma possível organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, a qual teria como modus operandi a cooptação de “mulas” para a execução do transporte das substâncias ilícitas, por meio dos modais aquático e aéreo. 

Algumas pessoas utilizadas como “mulas” do tráfico, ao serem abordadas pela Polícia Federal nos portos e no aeroporto de Tabatinga, afirmaram que estariam apenas viajando, fato que deu origem ao nome desta operação.

 

 

+ Policial