Compartilhe este texto

Ibama diz que Filó permanecerá na triagem até que seja devolvida à natureza

Por Portal Do Holanda

29/04/2023 22h33 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou na noite deste sábado (29), que a capivara Filó não será devolvida ao Tiktoker Agenor Tupinambá, que criava o animal silvestre na Zona Rural do Município de Autazes, no Amazonas. Filó foi entregue na sede do Ibama, em Manaus, na última quinta-feira (27), o que gerou comoção nacional.

Durante a tarde, dezenas de pessoas foram até a sede da autarquia, e houve a informação de que a capivara seria devolvida para Agenor, no entanto, o Ibama disse que ela permanecerá no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), até que seja devolvida a natureza. 

O Ibama também negou que imunize animais com vacinas vencidas, pois não no protocolo de animais silvestres.

Veja nota na íntegra:

É falsa a informação divulgada neste sábado (29) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Ibama na última quinta-feira (27) e está sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus. Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio).

Decisão judicial publicada na tarde deste sábado apenas autoriza que integrantes da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) acompanhem os trabalhos no Cetas relacionados à capivara resgatada. A deputada Joana Darc foi ao local, observou o animal e divulgou informação falsa de que haveria vacinas vencidas. O protocolo clínico veterinário determina que não se imuniza animais silvestres.

O objetivo do Ibama após avaliação técnica é devolver a capivara à natureza garantindo o seu bem-estar e o cumprimento da lei.

Os Cetas funcionam como unidades para tratamentos e reabilitação de animais vítimas do tráfico ou resgatados. O Cetas-AM é especializado na reabilitação e soltura do sauim de coleira, espécie que só ocorre em Manaus e está ameaçada de extinção. É um trabalho delicado e longo. Movimentação de pessoas no local, como ocorreu neste sábado, pode prejudicar a reabilitação, retardando o processo e causando estresse desnecessário a animais que já passaram por bastante sofrimento.

Desde janeiro deste ano, os Cetas do Ibama já devolveram à natureza, após reabilitação, 5,6 mil animais no país. O trabalho desses centros é fundamental para a proteção da fauna brasileira e manutenção do equilíbrio ambiental.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas