Compartilhe este texto

Greve na Receita causa fila na aduana e mais 500 caminhões partem de Manaus e Boa Vista

Por Portal Do Holanda

08/01/2022 7h31 — em
Amazonas


Foto: ALISSON DE OLIVEIRA/ARQUIVO PESSOAL

Manaus/AM - Há cerca de 500 caminhões partindo de Boa Vista, Roraima, e Manaus (AM) a caminho da fronteira com a Venezuela, em Pacaraima (RR), que já contava com cerca de 250 veículos do tipo, aguardando liberação na aduana.

A fila cada vez maior ocorre devido à greve auditores fiscais da Receita Federal. Segundo o inspetor adjunto da Receita em Pacaraima (RR), Aderaldo Eugênio da Silva relatou ele na sexta-feira (7), “Hoje estamos com operação padrão e liberando as cargas perecíveis de medicamentos e produtos refrigerados, como alimentos. Até o momento estamos liberando 70 cargas perecíveis”.

O movimento não deve afetar viajantes, segundo o presidente do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal). 

As razões para a greve são os cortes no orçamento 2022 e a falta de regulamentação do chamado "bônus de eficiência". O presidente Jair Bolsonaro que fez a reivindicou específica do reajuste aos policiais para acenar à sua base eleitoral, mais tarde culpou o Ministro da Economia Paulo Guedes por não conceder as reivindicações aos auditores.  "Isso aí eu vou conversar com o Paulo Guedes de novo. Eles queriam a regulamentação de um bônus de produtividade. Custava nada. Custava R$ 200 e poucos milhões. E a Economia que resolveu não ceder, da minha parte eu teria cedido", disse.

Logo após a aprovação da proposta de Orçamento da união para 2022, pelo menos 172 servidores com cargos de confiança na Receita Federal pediram exoneração. Na carta de exoneração, delegados dizem que a Receita teve seu orçamento reduzido em 51,4% só na área da tecnologia de informação, afetando diretamente a administração das unidades, além do risco de não haver dinheiro para pagamento de contas de água e energia elétrica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas