Governo do Amazonas forma 1ª turma de oficiais do Corpo de Bombeiros no estado
Manaus/AM - O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesta segunda-feira (22) a formatura da primeira turma de Oficiais Combatentes com formação superior integralmente no estado. Ao todo, 51 oficiais, aprovados no concurso público de 2022, concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Gestão e Governança de Riscos e Desastres, desenvolvido em parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP).
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, a iniciativa fortalece o atendimento à população em Manaus e no interior, reduz custos com deslocamento de militares para outros estados e garante maior adequação às necessidades locais. “Estamos entregando profissionais extremamente capacitados, que vão atender a capital e o interior, levando serviços técnicos de todas as especialidades do Corpo de Bombeiros. O Amazonas faz história com a primeira turma de oficiais formada aqui no estado”, destacou.
O curso, com carga horária total de 2.865 horas, preparou os futuros oficiais para atuar estrategicamente, comandar equipes e responder a situações de risco, incluindo combate a incêndios, salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, operações aéreas e manejo de produtos perigosos. A formação contou com corpo docente altamente qualificado, composto por doutores, mestres, especialistas e pós-doutores com experiência em ensino, pesquisa e atuação prática na área.
O investimento na corporação também ampliou a presença do CBMAM no estado. Em 2025, o número de municípios com bases permanentes dobrou de 11 para 22. Desde o concurso de 2022, foram convocados 53 oficiais e 400 soldados, totalizando 1.537 bombeiros no estado — um aumento de 122% no efetivo. Além disso, foram adquiridos equipamentos, viaturas especializadas e embarcações, e modernizadas as instalações do Comando-Geral e unidades regionais.
ASSUNTOS: Amazonas