Compartilhe este texto

Operação apreende 688 quilos de alimentos impróprios em supermercados de Manaus

Por Portal Do Holanda

23/12/2025 20h38 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semsa

Manaus/AM - A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) concluiu, nesta terça-feira (23), a operação “Natal com Saúde”, que fiscalizou alimentos vendidos em supermercados e hipermercados de Manaus. Desde o dia 18 foram inspecionados 25 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, resultando em nove locais autuados e na inutilização e descarte de 688 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo humano. Também foram feitas orientações sobre as boas práticas sanitárias para funcionários e o público.

Dentre as principais irregularidades sanitárias constatadas pela equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, a maior foi a presença de carnes de diversos tipos em estado de descongelamento. “Isso acontece por vários fatores: quedas de energia, excesso de produtos acondicionados nos freezers, portas que são deixadas abertas com frequência pelos consumidores. É muito importante verificar, sempre, esses detalhes na hora de comprar os alimentos. Os congelados não devem, em hipótese alguma, apresentar sinais de descongelamento, como partes moles. Se você encontrar um produto nessas condições, informe o estabelecimento e não o adquira”, aconselha a diretora da Vigilância municipal, Maria do Carmo Leão.

Alimentos acondicionados de forma imprópria, como polpas de fruta colocadas ao lado de carnes, e produtos sem informações adequadas sobre procedência e validade, também foram recolhidos e descartados pelos fiscais. Para higienização de frutas e legumes, a orientação é que sejam bem lavadas em água corrente, sem uso de sabão ou detergente, permanecendo de molho em solução de água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos e depois enxaguadas. 

Em relação ao descongelamento, a Visa alerta que os alimentos devem ser descongelados na geladeira, nunca em temperatura ambiente e que os marinados devem ser mantidos refrigerados até a hora de serem levados para o cozimento. Comuns na ceia de fim de ano, as aves devem ser cozidas por, no mínimo, uma hora, e o pernil, por pelo menos duas horas. No preparo, deve-se utilizar água potável.

Para facilitar o descongelamento, a Visa orienta que os alimentos sejam congelados em porções menores, bem embalados, e em freezer com temperatura de -18ºC. Alimentos que já foram descongelados não devem ser congelados novamente.  

Na hora do preparo, a orientação é que sejam utilizados utensílios (faca, tábua) diferentes para alimentos crus e cozidos, devendo-se também evitar o contato entre os crus e os preparados. Além disso, as mãos devem ser bem lavadas antes de manusear os alimentos e as sobras devem ser guardadas na geladeira em, no máximo, duas horas após a refeição.

A falta de cuidados com os alimentos traz risco de doenças, algumas fatais. Entre os sintomas de doenças transmitidas por alimentos, estão dor abdominal, diarreia, náuseas, calafrios, febre e dor de cabeça.

Os sinais podem aparecer entre 30 minutos e 15 dias após o contato com alimentos impróprios, que estejam, por exemplo, contaminados por bactérias como Salmonella ou Escherichia coli.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas