Governo do Amazonas fortalece setor primário e impulsiona economia rural
Manaus/AM - Produtores rurais de diferentes regiões do Amazonas têm apontado avanços no setor primário a partir de investimentos e ações do Governo do Estado ao longo de 2025. As iniciativas, segundo a gestão estadual, contribuíram para o aumento da produção e da produtividade, com impacto direto na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares, pescadores e produtores rurais.
De acordo com o governo, o fortalecimento do setor primário é uma das estratégias para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento regional sustentável. Desde 2019, políticas públicas e investimentos vêm sendo direcionados para ampliar o acesso a equipamentos, crédito rural e assistência técnica, alcançando produtores em todos os 62 municípios do estado.
Entre os beneficiados está o agricultor Marco Nunes, do município de Japurá, no Médio Solimões, que recebeu um motocultivador e assistência técnica. Segundo ele, o apoio do Estado tem sido fundamental por contemplar todas as etapas da produção, do preparo do solo à comercialização. A combinação entre equipamentos e orientação técnica, afirma, permite ampliar o cultivo e diversificar a produção agrícola.
Dados oficiais indicam que, entre 2019 e 2025, mais de 333 mil agricultores familiares e produtores rurais foram atendidos por ações governamentais, que chegaram a mais de 3,5 mil comunidades rurais e 571 comunidades indígenas. O Estado também tem apoiado a regularização dos produtores, com emissão de cadastros e acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos, a alimentação escolar e a regionalização da merenda.
Na pesca e na piscicultura, os investimentos também resultaram em aumento da produtividade. Segundo o governo, ações de assistência técnica e acesso ao crédito contribuíram para um crescimento de mais de 500% na produção de piscicultores atendidos, entre 2019 e 2025. Com o aumento da produção, produtores relatam melhora na renda e mais tempo para se dedicar à família, apontando reflexos positivos na qualidade de vida no meio rural.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas