Início Amazonas DPE entra com ação contra Amazonas Energia por apagão que afetou mais de 300 mil consumidores
Amazonas

DPE entra com ação contra Amazonas Energia por apagão que afetou mais de 300 mil consumidores

DPE entra com ação contra Amazonas Energia por apagão que afetou mais de 300 mil consumidores
DPE entra com ação contra Amazonas Energia por apagão que afetou mais de 300 mil consumidores

Manaus/AM - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Amazonas Energia S/A em razão do apagão ocorrido no dia 4 de janeiro deste ano, que afetou mais de 300 mil consumidores em várias regiões do estado, causando grandes transtornos e prejuízos econômicos.

A ação argumenta que a concessionária falhou na prestação do serviço essencial de distribuição de energia elétrica, não cumprindo com suas obrigações contratuais e normativas. Além disso, o processo destaca a inadequada execução do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que deveria atenuar os efeitos do apagão.

A Defensoria acionou órgãos responsáveis, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que confirmaram que o fornecimento foi interrompido devido a falhas na transmissão e ao desligamento inadequado da Usina Termelétrica Jaraqui, que tem contrato de fornecimento com a Amazonas Energia.

Considerando a gravidade do ocorrido, a Defensoria solicita, na ação, uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão, a ser destinado a um fundo de direitos difusos. Além disso, exige a implementação de medidas para prevenir novos apagões e garantir a qualidade do serviço prestado à população.

“A energia elétrica é um serviço essencial, e a população não pode ficar exposta a falhas que poderiam ser evitadas. Com essa ação, buscamos garantir os direitos dos consumidores e que a empresa adote providências para impedir a repetição desse tipo de problema”, afirmou o defensor público e coordenador do Nudecon, Christiano Pinheiro da Costa.

A Defensoria reforça que os consumidores prejudicados pelo apagão podem procurar o Nudecon para orientação e apoio, e o órgão continuará acompanhando o caso para garantir que a concessionária seja responsabilizada.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?