Amazonas suspende eventos com mais de 3 mil pessoas após aumento de casos de Covid

Por Portal do Holanda

07/12/2021 22h29 — em Amazonas

Foto: Reprodução

Manaus/AM - Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variante Ômicron, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas decidiu suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas em todo estado. As medidas foram definidas na noite desta terça-feira (07). As novas regras constarão em decreto válido para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022. 
  
Além dos novos limites para festividades, o Comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários. A multa subirá de R$ 50 mil para R$ 500 mil. O comitê também vai recomendar que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano novo pelas prefeituras. 
 
Os eventos com presença de público não poderão superar a lotação de três mil pessoas e deverão se limitar a 50% da capacidade física do espaço, em qualquer hipótese. Isso significa que se o estabelecimento suportar 3 mil pessoas, no máximo, 1,5 mil lugares poderão ser ocupados. 

As novas regras serão relacionadas em decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nos próximos dias. 

  
Até o momento, o Amazonas não tem registro de casos da nova variante Ômicron, já identificada em três estados brasileiros. 
 
Indicadores 
 
Houve aumento do número de casos confirmados na capital e interior, nos últimos 14 dias. Em Manaus, as notificações saíram de uma média de 15 para 32 casos, diariamente. No interior, subiram de 50 para 76. 
 
Além disso, para adotar as novas medidas, o comitê considerou que, entre os meses de dezembro e janeiro, o estado entre no período de maior transmissão de síndromes gripais, como a Covid-19, por conta das chuvas. 
   
Por conta disso, a partir desta quarta-feira (08), será realizada a ação de megavacinação, que irá se estender ao longo dos próximos meses nos 62 municípios. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas