10 alimentos saborosíssimos que você deveria comer se quiser perder peso

Por Portal do Holanda

09/03/2016 14h55 — em Saúde e Bem-estar

A atividade física regular é uma das principais formas de manter a saúde em dia e perder aqueles quilos a mais. Mas, se você quiser uma perda de peso mais rápida, a dica está em comer alimentos saborosíssimos e pouco calóricos que saciam sua fome. Reformular sua dieta é o primeiro passo para começar a perder peso. Que tal adicionar alguns, se não todos, desses 10 alimentos listados em sua rotina alimentar?

1. Chocolate escuro

As pessoas que comem um pequeno quadrado de chocolate escuro costumam dizer que sentem menos vontade de comer a sobremesa. Então, que tal guardar um chocolatinho escuro para ajudar você a dizer não para outras guloseimas calóricas do dia a dia?

2. Abacates

Combata gordura com gordura. Boa parte dos benefícios do abacate ocorre por causa doe um ácido chamado oleico, que aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome, o que resulta em menos gordura no corpo. O segredo é você comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves. 

3. Batatas

Apesar de ricas em carboidratos, as batatas são amigas do peso. A pele de uma batata é repleta de fibra e o amido não tem uma tonelada de calorias, o que significa que as batatas podem, sim, fazer da dieta de quem vive de olho no ponteiro da balança.

4. Pipoca

Quem não gosta aqui de uma boa pipoca e de uma boa sessão de cinema? A dica aqui é: invista nesse alimento, repleto de antioxidantes e pobre em calorias.

5. Maçãs

Esqueça tudo sobre a maçã ser o fruto proibido e a inclua agora mesmo em sua dieta. A fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda você a se sentir mais completa e satisfeita. Que tal seguir aquele ditado “Uma maça ao dia a ida ao médico adia”?

6. Nozes

Comer uma porção de nozes e de outras sementes oleaginosas todos os dias pode ser um dos segredos para a longevidade segundo um estudo feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Para os pesquisadores, muitas pessoas temem consumir esses frutos pelo seu alto teor de gordura, mas diversos estudos têm mostrado que quem consome nozes e outras oleaginosas com maior frequência é menos propenso a ganhar alguns quilos a mais. A pesquisa foi publicada em novembro de 2013 na revista “The New England Journal of Medicine”.

7. Sopa

Além de deliciosas e bem fáceis de fazer, as sopinhas ajudam na perda de peso, ideais para o final do dia quando nosso metabolismo não precisa de tanta energia para funcionar. Você pode fazer uma receita leve e pouco calórico, como a de mandioquinha, de agrião ou de vegetais, por exemplo. Se optar por comprar uma sopa pronta, fique atento para os níveos de sódio contidos na embalagem que costumam ser bem altos.

8. Sementes de chia

Queridinha dos famosos, a semente de chia é rica em fibras e ômega-3. Um dos motivos que fazem da semente de chia ser uma aliada na perda de peso é a sensação de saciedade que proporciona. O ideal é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia. A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas.

9. Salmão

O salmão é uma excelente fonte de ômega-3, que ajuda a regular a pressão arterial e a manter um coração saudável. Por ter função anti-inflamatória, isso seria benéfico ainda para quem quer perder gordura abdominal quando associada, claro, a uma dieta adequada e a prática regular de atividade física.

10. Feijões

Rico em proteínas, o feijão tem alto valor nutritivo e contribui para a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. Isso porque, quando ingerimos proteínas, nosso cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar por aí. O resultado é: comida de menos significa um peso equilibrado na balança.

 

 

 

 

 

 

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar