Siga o Portal do Holanda

Brasil

Nova linhagem do vírus da zika já circula no Brasil e alerta para nova epidemia

Publicado

em

Foto: Reprodução / Pixabay Foto: Reprodução / Pixabay
Foto: Reprodução / Pixabay

‘Comissão pró Wilson Lima’ desfeita. Aumenta pressão pelo impedimento do governador


Uma nova linhagem do vírus da zona já está circulando no Brasil, alertam pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz na Bahia.

De acordo com o Grupo Globo, a nova linhagem detectada no país, é um tipo africano do vírus, com potencial de originar uma nova epidemia.

Segundo Arthur Queiroz, um dos líderes do estudo, dados indicam que a linhagem já circulou pelo Brasil em 2019. Ela foi encontrada em dois Estados: Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Porém, os hospedeiros que “abrigavam” os vírus eram diferentes: um mosquito “primo” do Aedes aegypt, chamado Aedes albopictus, e uma espécie de macaco. “A maior parte da população não tem anticorpos para isso”, disse Queiroz.

Só em 2020, foram notificados 3.692 possíveis casos do vírus da zika. Mas de acordo com os profissionais, essa situação pode mudar com a chegada da nova linhagem.




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.