Compartilhe este texto

Venezuelanos forçados a adulterar toneladas de alimentos vencidos são resgatados em Manaus

Por Portal Do Holanda

15/05/2024 12h23 — em
Policial


Local onde os produtos estavam - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Seis trabalhadores venezuelanos foram resgatados pela polícia em um galpão frigorífico no bairro Mauazinho, onde estavam sendo mantidos escravos, na zona leste, nesta terça-feira (14). O dono do local, Eloir Paulo Pauchner, 56, foi preso.

No imóvel, também foram apreendidas mais de 20 toneladas de produtos alimentícios vencidos, que eram adulterados e revendidos em grandes supermercados na zona sul e leste de Manaus.

foto: Divulgação A polícia descobriu o esquema há cerca de três semanas, depois de receber informações de órgãos fiscalizadores sobre a suspeita da venda de produtos impróprios.

O delegado Cícero Túlio conta que os investigadores conseguiram rastrear os veículos que eram usados nas entregas e chegaram ao galpão. Durante a campana, funcionários de outra empresa próxima, procuraram a polícia e contaram que havia um grupo de pessoas sendo mantidas em regime de escravidão no estabelecimento.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“Decidimos por declarar a operação no momento da entrada naquele galpão frigorífico. Foram efetivamente constatados que aqueles trabalhadores estavam em condições análogas à de escravos (...) Eles estavam trancafiados e sequer havia banheiro para que pudessem realizar suas necessidades, que eram feitas dentro daquele galpão frigorífico”.

O local também não tinha água potável, nem entrada de ar e os trabalhadores dividiam o espaço com os cachorros, que também faziam as necessidades ali onde os alimentos eram armazenados.

Foto: DivulgaçãoCerca de 20 toneladas de alimentos e outros produtos vencidos foram encontrados no frigorífico e o gerente acabou preso. A polícia descobriu que ele comprava o material alegando que realizaria o descarte, mas no fim, obrigava os trabalhadores a adulterá-los e os revendiam para grandes redes supermercados posteriormente.

“Conseguimos apreender todo o material impróprio, cerca de 20 toneladas, apreendemos o caminhão frigorífico e um utilitário usado para entregar a mercadoria, além do material para etiquetar os produtos”.

O homem vai responder por crimes de redução à condição análoga à de escravo, falsificação, corrupção e adulteração de substâncias ou produtos alimentícios. As investigações vão continuar para identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial