Compartilhe este texto

Polícia volta atrás e confirma que menino morto pelo pai não foi esfaqueado

Por Portal Do Holanda

23/01/2026 12h00 — em
Policial


Polícia falou sobre o caso - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas corrigiu informações iniciais sobre o caso do menino Manoel Melo Neto, de 3 anos, morto pelo próprio pai, Fernando Melo, 48, no bairro Cidade de Deus, na noite de quinta-feira (22). De acordo com o laudo pericial, a criança não sofreu perfurações por faca, como havia sido divulgado anteriormente pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Segundo o delegado Guilherme Torres, o exame apontou que a causa da morte foi asfixia mecânica (esganadura). Apesar da grande quantidade de sangue encontrada no banheiro da residência, os peritos descartaram lesões perfuro-cortantes ou contundentes no corpo da vítima.

Delegado Guilherme Torres - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“As cenas do local do crime nos deixam com uma imagem que certamente vai nos acompanhar por toda a vida. É preciso esclarecer que havia muito sangue no local, mas o laudo pericial aponta que não há lesão perfuro-cortante no corpo da criança, nem mesmo uma ação contundente. O laudo confirma a asfixia mecânica”, afirmou o delegado.

A polícia destacou que, embora houvesse muito sangue na cena, o material coletado ainda passará por exames específicos para identificar sua origem, já que não foram encontradas perfurações ou marcas desse tipo no corpo do pequeno Manoel.

“A causa foi asfixia mecânica. O sangue encontrado já foi coletado pela perícia para comparação genética. Ainda não podemos afirmar de quem é o sangue. O crime ocorreu apenas entre os dois, sem testemunhas visuais, então aguardaremos o laudo e também a prisão do autor para o depoimento”, acrescentou o delegado.

O crime, considerado bárbaro e hediondo pelas autoridades, teria sido motivado pelo inconformismo do suspeito com o fim do relacionamento com a mãe da criança. Horas antes, ele havia sido filmado ameaçando a ex-companheira com uma faca, mas não utilizou a arma contra o filho. No momento do crime, Manoel estava na casa do avô, que costumava pegar o neto às quintas-feiras.

Delegado Adanor Porto - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“O senhor Manoel tem o hábito de buscar o neto todas as quintas. Nesta, por volta das 10h da manhã, levou a criança para sua casa. Mais tarde, por volta das 18h, Fernando chegou, pegou o menino para dar banho e entrou com ele no banheiro. Após cerca de 20 minutos, o avô estranhou a demora e começou a bater na porta. O autor não respondia. Quando finalmente abriu, quase meia hora depois, o avô se deparou com a cena terrível”, relatou o delegado Adanor Porto.

Após o crime, Fernando trancou o pai dentro da casa e fugiu. Ele segue foragido. A motocicleta usada na fuga foi encontrada abandonada no Parque Mosaico, próximo ao Cemitério Tarumã. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil continuam as buscas com apoio aéreo e patrulhamento em áreas de mata e zonas urbanas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial