Compartilhe este texto

Lula diz se arrepender de não ter convidado Nísia para relançamento de programa do SUS

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 14h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Durante lançamento de programa Agora Tem Especialistas, nesta sexta-feira (30), o presidente da república Luís Inácio Lula da Silva (PT) lamentou não ter convidado a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, para participar do evento.

"Ela fez um esforcinho quase desumano para colocar esse programa em pé", afirmou o chefe do Executivo.

Segundo Lula, a ex-ministra foi responsável por boa parte do andamento do programa. "Foi um erro não ter chamado [Nísia] para participar desse lançamento", completou.

O presidente ainda chorou ao falar da importância do SUS (Sistema Único de Saúde) e afirmou que, se o sistema fosse consolidado antes, talvez não tivesse precisado amputar o dedo mindinho após o acidente metalúrgico.

Como primeira entrega da reformulação do programa, seis cidades brasileiras receberam um acelerador linear, utilizado em radioterapias.

As entregas dos equipamentos foram feitas em cerimônias simultâneas em hospitais localizados nos municípios de São Paulo (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). A ida de integrantes do governo para estas inaugurações foi um pedido do presidente Lula.

No evento, o vice-presidente da república Geraldo Alckmin participou, da capital paulista, da entrega de um acelerador linear de radioterapia para o Hospital São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Segundo ele, o câncer já é a primeira causa de mortalidade em 10% dos municípios brasileiros. "Com lançamentos como este pretendemos mais do que dobrar o número de pacientes atendidos, fazendo de forma mais rápida e mais precisa", disse Alckmin.

Na manhã da quinta-feira (29), o vice-presidente tinha dado entrada em um hospital para tratar de um quadro de gastroenterite aguda que, segundo ele, já está controlado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades