Compartilhe este texto

Refinado, mascavo, demerara: conheça as diferenças dos tipos de açúcar

Por Portal Do Holanda

09/06/2024 16h50 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Com uma grande variedade disponível nos supermercados, o açúcar é um ingrediente amplamente presente na dieta e nas mesas das famílias brasileiras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda limitar o consumo de açúcar de adição, aquele que é acrescentado aos alimentos, a 10% das calorias ingeridas por dia.

 Isso significa que a quantidade de açúcar não deve ultrapassar 200 calorias ou 50 gramas, o equivalente a cerca de dez colheres de chá. Para se ter uma ideia, 200 ml de bebida achocolatada pronta (uma caixinha) contém 25g de açúcar.

 Muitas pessoas acreditam que o açúcar refinado é a única opção mas a nutricionista Tamiris Pitana, esclarece que existem  diferentes tipos de açúcar. Confira as diferenças:

Açúcar refinado: é o mais comum e está sempre presente na mesa dos brasileiros. Com preço mais acessível, o item possui cor branca, pois passa por um processo de refinamento a partir do açúcar cristal. Por ser versátil, ele pode ser usado para adoçar café, suco e para preparo de sobremesas e bolos. Pode ser misturado com canela para dar um toque a camada externa de churros, pretzels e bolinhos de chuva.

Açúcar cristal: como seu nome já diz, o ingrediente possui cristais brancos e é obtido pelo refinamento da cana-de-açúcar. Por passar por este processo, o produto acaba perdendo cerca de 90% dos nutrientes e vitaminas. É menos comum na mesa das famílias em decorrência do seu aspecto. Na cozinha, pode ser usado para fazer caldas, doces cristalizados e decoração de bolos, já que pelo seu aspecto ele é mais difícil de diluir, se tornando resistente a altas temperaturas.

Açúcar Mascavo: é a opção mais saudável, pois não perde nutrientes já que não é refinado. Mais úmido, com cor escura e sabor marcante, o ingrediente não é indicado para o preparo de qualquer sobremesa, pois pode alterar o gosto e a aparência. Dessa forma, ele pode ser incorporado no preparo de biscoitos, bolos de massa escura e até em pães integrais.

Açúcar confeiteiro: comum em receitas de sobremesas finas, o açúcar confeiteiro é usado em glacês, chantily ou na finalização de alguma receita. Com textura fina, o ingrediente passa por vários processos de refinamento, além de ter na sua composição amido de milho, que impede as partículas de grudarem.

Açúcar de coco: diferente dos produtos citados acima, o açúcar de coco é extraído das flores da palma de coco. O ingrediente não passa por refinamento, não conta com conservantes e é rico em vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele pode ser um substituto do açúcar refinado e usado no preparo de bolos, doces e sucos.

Açúcar demerara: pouco conhecido pelos brasileiros, o item tem formato de grãos e coloração marrom. A extração do açúcar é feita após o cozimento do caldo da cana-de-açúcar. O ingrediente possui alto teor de nutrientes, já que não leva aditivos em sua composição. Ele pode ser usado para caramelização ou preparo de receitas integrais, sendo um aliado, por exemplo, da farinha integral.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar