Por que roemos as unhas?

Apesar do julgamento social e das potenciais consequências para a saúde, mais de 30% das pessoas rói as unhas. Mas por quê?
O site The Verge analisou estudos e a opinião de alguns especialistas e revela que há quatro principais razões que levam as pessoas a roer as unhas:
Porque é bom. Tracy Foose, professora de psicologia na Escola de Medicina UCSF, explica que roer as unhas é “relaxante” e por isso pode ajudar as pessoas a lidar com situações de estresse.

Porque você é perfecionista. Um estudo descobriu que as pessoas que tendem a ficar irritadas com uma certa rapidez conseguem se acalmar ao roer as unhas.
Por causa da predisposição genética. Um estudo aponta que pode haver uma ligação entre a onicofagia – hábito de roer as unhas – e o histórico familiar.
É um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo. Em 2012, a Associação Americana de Psiquiatria incluiu o hábito de roer as unhas na lista de transtornos obsessivo-compulsivos. No entanto, um grande número de psiquiatras discorda desta decisão, chamando de uma simplificação excessiva do distúrbio.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar