Fabricante da Ivermectina diz que remédio não tem eficácia contra a covid

Por Portal do Holanda

05/02/2021 8h48 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí

A farmacêutica Merkel, que produz a Ivermectina, divulgou um comunicado nessa quinta-feira (4), onde afirma que não há nenhuma evidência científica de que o medicamento possa combater ou prevenir a covid-19.

O remédio tem sido utilizado em larga escala, principalmente no Brasil, com base na teoria de que fortaleceria o organismo para combater o coronavírus ou atenuaria os sintomas da doença.

Porém, a fabricante deixa bem claro que a Ivermectina é um vermífugo que elimina parasitas do corpo como piolhos e vários tipos de vermes.Ela também é usada no tratamento da elefantíase, da oncocercose e da ascaridíase, todas doenças parasitárias. A Merk explica que a covid-19  é uma doença viral e portanto está fora da alçada da ação da Ivermectina. Confira a nota:

"A Merck (NYSE: MRK), conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá, afirma hoje sua posição em relação ao uso de ivermectina durante a pandemia de Covid-19. Os cientistas da empresa continuam a examinar cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de Covid-19 para evidências de eficácia e segurança. É importante observar que, até o momento, nossa análise identificou:

- Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 de estudos pré-clínicos;

- Nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença Covid-19, e;

- A preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos.

Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora".

Direito de Resposta: 

Após contato com nossa assessoria de imprensa, a fabricante nacional VITAMEDIC INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA, informa que a respectiva  reportagem vinculou erroneamente a fotografia de sua marca e embalagem ao posicionamento do grupo farmacêutico MERCK SHARP & DOHME CORP (laboratório estrangeiro), associando a declaração deste último, quanto ao não uso de Ivermectina, de forma genérica, no que tange ao tratamento da COVID-19, o que vai de encontro à posição dos outros fabricantes/produtores de mercado. No entanto, este PORTAL optou por não alterar a imagem da reportagem, por entender ser importante a manutenção desta para a conexão com o direito de resposta da VITAMEDIC.


 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar