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Saúde e Bem-estar

Dormir nu é uma boa ideia (também para os solteiros)

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Dormir sem pijama pode trazer benefícios, não só para a vida sexual, mas também para a saúde. É o que sugerem especialistas de diferentes áreas.

O jornal El País reuniu algumas das razões para dormir sem roupa.

Se consegue dormir melhor, contribuindo para memória e beleza. Quando se dorme sem roupa, a temperatura do corpo diminui. O fato de estar mais fresco faz com que se adormeça mais rápido – além de promover um sono reparador.

Reforça a autoestima. Dormir sem roupa pode ser “uma boa técnica para aprender a sentir-se confortável com o seu corpo”, explica a psicóloga clínica e codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona, Carme Sánchez.

Melhora a sexualidade e a intimidade. Quando dorme sem roupa, em casal, “as probabilidades de que os toques e as carícias casuais se tornem sensuais são bastante altas”, sugere a sexóloga. Por isso, se está a passar por uma fase menos boa na relação, esta pode ser uma boa forma de recuperar a saúde e a espontaneidade sexual.

Reduz risco de infeções vaginais. “Dormir sem roupa interior é uma boa forma de reduzir o risco de infeções por fungos vaginais, ainda que não seja uma garantia total”, diz a sexóloga. Isto porque circula mais ar pela zona genital, diminuído o calor e a humidade, propícias para os fungos. No caso dos homens, ainda não há muitos estudos sobre os benefícios de dormir sem roupa interior, mas o conforto deve ser levado em conta.

Favorece a perda de peso. A ginecologista Isabel Fernández explica: “Se está estressado, os níveis de cortisol aumentam e como consequência gera-se uma sensação de fome contínua, o que nos leva a geladeira constantemente. Por outro lado, quando dormimos nus, os níveis de cortisol diminuem, fazendo com que o estresse e o apetite diminuam. Por isso, em última instância, favorece a perda de peso pela ausência da sensação de fome”.

Reduz o risco de diabetes. Um estudo publicado no Diabetologia Jounal sugere que dormir poucas horas ou dormir mal pode levar a um aumento dos ácidos gordos no sangue. Estas substâncias interferem com a capacidade do hormônio da insulina regular os níveis d açúcar no sangue. Portanto, como aponta o El País, quando dormimos nus, descansamos mais horas e, consequentemente, se aumenta a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo assim o risco de sofrer de diabetes.

 

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