Compartilhe este texto

Bactéria comum pode causar 12 milhões de casos de câncer no estômago

Por Portal Do Holanda

11/07/2025 10h57 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Ilustrativa/Pixabay

Uma bactéria estomacal bastante comum pode estar por trás de quase 12 milhões de casos de câncer ao redor do mundo, entre pessoas nascidas em apenas uma década. A estimativa vem de um estudo publicado em 7 de julho na revista Nature Medicine. Segundo os pesquisadores, a Helicobacter pylori (H. pylori) — normalmente adquirida na infância e, na maioria dos casos, sem apresentar sintomas — pode provocar um aumento significativo na incidência de câncer gástrico.

De acordo com o estudo, aproximadamente 15,6 milhões de pessoas nascidas entre 2008 e 2017 poderão desenvolver câncer de estômago ao longo da vida. Desses casos, cerca de 76% estariam relacionados à infecção pela H. pylori. Embora muitas vezes silenciosa, essa bactéria pode causar úlceras e inflamações persistentes na mucosa do estômago, condições que elevam consideravelmente o risco de tumores na região.

Os cientistas destacam, porém, que o câncer gástrico é, em grande parte, prevenível. Com programas eficientes de rastreamento e tratamento precoce, seria possível evitar até três em cada quatro casos previstos.

Você sabia que o câncer de estômago representa cerca de 1,5% dos novos diagnósticos de câncer nos Estados Unidos a cada ano? No cenário global, mais de 1 milhão de pessoas recebem esse diagnóstico anualmente, e cerca de 800 mil morrem em decorrência da doença. O câncer gástrico é o quinto tipo mais comum no mundo, afetando mais homens do que mulheres.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar