Compartilhe este texto

Presidente da Império Casa Verde é alvo de operação por suspeita de integrar PCC

Por Portal Do Holanda

23/09/2025 6h37 — em
Policial


Alexandre Constantino, o Teta - Foto: Divulgação

O presidente da escola de samba Império Casa Verde e vice-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Alexandre Constantino Furtado, conhecido como Teta, é o principal alvo de uma operação deflagrada nesta terça-feira (23) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Ele é suspeito de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e atuar como operador financeiro da facção.

A ação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em cinco estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores que somam R$ 291,5 milhões.

Segundo as investigações, Teta teria utilizado empresas de fachada e investimentos em setores legítimos como restaurantes e eventos culturais para lavar dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. A operação teve início após a apreensão de 458 quilos de cocaína no Porto de Vila do Conde, no Pará, em 2021. A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino à Holanda.

A Polícia Federal aponta que o grupo criminoso montou uma estrutura logística sofisticada para exportar entorpecentes e ocultar os lucros ilícitos. Além de empresários e operadores logísticos, outros membros ligados ao esquema também são alvos da operação. A Liga das Escolas de Samba ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial