Capitão da PM é preso por suspeita de negociar com o CV
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, cumpriu na tarde desta sexta-feira (06/02) o mandado de prisão preventiva contra o capitão da Polícia Militar Alessander Ribeiro Estrella Rosa. O oficial é investigado por manter negociações com lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
A prisão foi efetuada pela Corregedoria da corporação nas dependências do 20º Batalhão da Polícia Militar, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Quebra de Medidas Cautelares
Segundo a decisão da Auditoria da Justiça Militar, o capitão já havia sido beneficiado anteriormente por um habeas corpus, respondendo ao processo em liberdade sob medidas cautelares. No entanto, novas evidências apresentadas pelo Ministério Público apontam que o oficial ignorou as restrições judiciais e manteve contato direto com traficantes de alta periculosidade.
A Justiça considerou que a liberdade de Alessander representava um risco iminente:
À ordem pública: devido à gravidade das negociações com o crime organizado.
À hierarquia e disciplina: pilares fundamentais da instituição militar.
À instrução criminal: evitando a destruição de provas ou coação de testemunhas.
Aprofundamento das investigações
Além da prisão, o MPRJ obteve autorização para realizar busca e apreensão e a quebra do sigilo de dados telefônicos e telemáticos do oficial. O objetivo é mapear a extensão das negociações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
O capitão permanece à disposição da Justiça Militar, enquanto o material apreendido será periciado para fortalecer o inquérito.
ASSUNTOS: Policial