PC caça suspeito de mandar matar 'Xuruca do Japiim' em SC; vítima estava com filho no colo
Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em uma ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), deflagrou nesta terça-feira a Operação Orion, que resultou na prisão de três homens em Manaus acusados de um homicídio qualificado em Florianópolis.
No entanto, o foco agora se volta para André Trajano Feitosa, o homem apontado pelas investigações como o mandante do crime e que se encontra foragido.
Vídeo mostra execução de “Xuruca do Japiim” com filha no colo em Santa Catarina
O crime ocorreu em 9 de outubro no bairro Campeche, em Florianópolis (SC). A vítima, Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca”, 37, foi atingida por diversos tiros enquanto segurava seu filho de apenas um ano e oito meses no colo. A criança também foi ferida, mas resistiu.
Os presos em Manaus são: João Victor da Silva Guimarães, 26, o atirador; Rodrigo Nascimento Vieira, 36; e Wellington Serafim Maximiano, 48. Eles foram localizados e presos em bairros distintos da capital amazonense. O delegado Ricardo Cunha (DEHS) destacou a atuação profissional e resolutiva das equipes na localização dos alvos.
Segundo o delegado Alex Bonfim Reis (PCSC), a motivação do assassinato foi uma disputa de poder entre facções criminosas que atuavam tanto em Manaus quanto em Florianópolis.
O foragido André Trajano Feitosa ordenou a execução de Alexandre, que era apontado como líder do tráfico no bairro Japiim (zona sul de Manaus) e havia fugido para Santa Catarina há três anos, de onde continuava a comandar o tráfico nas duas cidades.
A Trama: André Trajano, buscando tomar o espaço da vítima no tráfico, viajou para Florianópolis com Rodrigo e Wellington. Lá, ele contratou João Victor (o atirador) e custeou toda a empreitada criminosa. Um dos envolvidos chegou a alugar um apartamento no mesmo prédio da vítima para monitorar seus passos.
A Fuga: Após o crime, os executores foram para Manaus, com viagem paga pelo mandante, enquanto André Trajano fugiu para o Rio de Janeiro.
Os três presos foram autuados por homicídio qualificado e estão à disposição da Justiça de Santa Catarina.
A Polícia Civil do Amazonas solicita a colaboração da população para localizar André Trajano Feitosa. Qualquer informação sobre o paradeiro do foragido pode ser repassada, sob total sigilo, pelos números:
DEHS: (92) 98118-9535.
Polícia Civil: 197 e (92) 3667-7575.
SSP-AM: 181.
Veja também
ASSUNTOS: Policial