Vídeo mostra execução de “Xuruca do Japiim” com filha no colo em Santa Catarina
Manaus/AM- Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Alexandre Araújo Brandão, mais conhecido como “Xuruca do Japiim”, foi executado a tiros na noite de quinta-feira (9), em uma vila de apartamentos no bairro Campeche, zona sul de Florianópolis (SC).
No momento do atentado, Xuruca estava com a filha de 1 ano e 8 meses no colo, a menina também foi atingida e corre risco de vida. Segundo a polícia, o vídeo revela que o atirador se passou por morador da vila para acessar o local e chegou a passar por Xuruca, no momento em que ele estava com a bebê na varanda, à espera de um carro de aplicativo.
O pistoleiro seguiu no corredor, para disfarçar, e segundos depois retornou já atirando contra o alvo. Mesmo ferido, Xuruca ainda tentou correr com a filha, mas caiu e foi crivado de tiros, principalmente na cabeça. Nas imagens é possível ver pelo flashes de luz a sequência dos disparos.
A cunhada da vítima chegou a ver o assassino, porque correu para o local ao ouvir os tiros. Ela contou que Xuruca tinha deixado a filha com a família no dia anterior e havia ido buscá-la para levá-la de volta para casa no Porto da Lagoa.
Xuruca era apontado como liderança da facção Comando Vermelho (CV) em Manaus e já havia sofrido uma tentativa de homicídio em 15 de julho de 2025, no bairro Japiim, zona sul da capital amazonense. Na ocasião, ele foi baleado dentro de um Land Rover Discovery avaliado em R$ 500 mil, quando um carro modelo Argo, com seis ocupantes, emparelhou e efetuou diversos disparos. Os tiros atingiram apenas as pernas da vítima.
Associado à uma série de homicídios e tráfico, ele chegou a ser preso, mas ao conseguir prisão domiciliar, rompeu a tornozeleira e fugiu para Santa Catarina. Segundo a polícia ele comandava o tráfico em Manaus à distância.
ASSUNTOS: Policial