Compartilhe este texto

Operador de TI é preso em SP por facilitar golpe contra sistema do PIX

Por Portal Do Holanda

04/07/2025 13h22 — em
Policial


João Nazareno Roque foi preso suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema que liga bancos ao PIX — Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (3) João Nazareno Roque, operador de TI suspeito de vender sua senha para hackers por R$ 15 mil e facilitar um dos maiores ataques ao sistema financeiro brasileiro. Segundo depoimento à Delegacia de Crimes Cibernéticos do Deic, Nazareno trabalhava na empresa C&M Software, que conecta bancos menores aos sistemas do Banco Central, como o PIX, e trocava de celular a cada 15 dias para dificultar rastreamento.

O operador afirmou que, em março, após ser abordado por um homem que sabia de sua função na empresa, passou a executar comandos dentro do sistema da C&M, a pedido de criminosos. O pagamento foi realizado em duas parcelas, sendo a segunda entregue em dinheiro vivo por meio de um motoboy. Ao todo, ele teve contato com quatro hackers diferentes durante o período em que inseria comandos que permitiram o ataque.

A empresa BMP Instituição de Pagamento S/A, alvo principal do ataque, sofreu um prejuízo milionário. Seus advogados destacaram a rapidez da polícia e o esforço para recuperar os valores desviados, além de prender toda a organização criminosa envolvida. A C&M Software afirmou que colabora com as investigações, reforçando que o incidente ocorreu por compartilhamento indevido de credenciais e que seus sistemas seguem operando normalmente.

A prisão ocorreu no bairro City Jaraguá, Zona Norte de São Paulo. A polícia ainda investiga o caso para identificar todos os envolvidos e avaliar o impacto total do ataque hacker que afetou diversas instituições financeiras no país. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial