Compartilhe este texto

Mulher esfaqueada por ex narra momentos de terror e pede ajuda para encontrar o homem

Por Portal Do Holanda

10/02/2025 10h54 — em
Policial



 

Manaus/AM – Brenda Jaqueline Carvalho Furtuoso, 29, que sofreu uma tentativa de feminicídio na Comunidade Boa Esperança, em Presidente Figueiredo, conversou com o Portal do Holanda sobre 5 de dezembro, o dia do crime, e sobre os 13 anos de violência que viveu ao lado do ex-marido e autor do crime, Cardete Ferreira Rodrigues, 54 anos.

 

A mulher contou que iniciou o relacionamento com Cardete quando ainda tinha 15 anos. O primeiro ano do casamento foi tranquilo, mas depois o nascimento do primeiro filho, o companheiro mudou e passou a apresentar um comportamento agressivo e espancar a jovem.

Cardete e Brenda - Foto: Divulgação/ Neto Silva-Portal do HolandaNos anos seguintes, Brenda teve outros três filhos com o acusado, mas a situação só piorou e as agressões passaram a ser constantes também contra as crianças. Antes de decidir se separar, Cardete chegou a tentar estrangular a mulher.

O casal morava ao lado da casa da mãe do homem e todas as agressões foram testemunhadas pela família, que tentava intervir, mas não conseguia.

“Ele bebia, me batia, quando eu morava ali na outra casa, ele me enforcava. Quando eu ia dormir, ele chegava bêbado e tentava me asfixiar. Ele dizia que tinha homem em casa, mas não tinha”.

Cansada de apanhar, Brenda saiu de casa e pediu abrigo para o cunhado, José, que estava trabalhando com caseiro em um sítio na comunidade rural de Presidente Figueiredo. Ela passou algum tempo no local, mas era constantemente perseguida e ameaçada pelo ex.

José, irmão de Cardete e atual marido de Brenda - Foto: Neto Silva/Portal do Holanda

Após alguns meses, Brenda e José se aproximaram e começaram um relacionamento amoroso, eles decidiram morar juntos, mas isso provocou ainda mais a ira de Cardete. Descontrolado, ele foi até à comunidade e atacou a ex-esposa a facadas na frente dos filhos pequenos.

“Era 10h da manhã quando aconteceu. Ele chegou pela porta da frente e eu corri com as crianças para o quarto, mas ele forçou a porta. Então eu fiquei com medo, sai e fui para a sala. Eu peguei a vassoura e comecei a varrer, ele me pediu água e eu fiquei de costas varrendo, foi na hora que ele puxou meu cabelo, me jogou no chão e começou a me furar na frente dos meus filhos. Ele dizia que ia me matar”, conta Brenda.

Brenda conta que Cardete levou a faca escondida na calça e no ato, tentou golpear o pescoço dela, mas acertou o peito.

“Era aquelas facas de açougueiro (...) Ele foi com muito ódio, ele errou a facada no pescoço e pegou no meu peito, a faca entortava e ele desentortava com a mãe e continuava me furando".

Um deles ainda pulou nas costas do pai, na tentativa de defender Brenda, mas foi arremessado para longe. Todo o crime foi filmado por câmeras de segurança da casa e mostram Cardete em cima de Brenda desferindo os golpes enquanto a mulher e os filhos gritam desesperados.

Uma das filhas do ex-casal sai correndo em pânico e vai chamar José que estava em outra parte do sítio. O homem corre para a casa, vê a cena e se arma com um terçado para fazer o irmão parar. Ele expulsa Cardete do local e socorre Brenda.

 

 

"Eu pensava mais nos meus filhos do que em mim, o meu filho chama ele de monstro, ele está traumatizado, dorme embaixo da cama com medo, eu preciso pegar e trazer ele pra perto de mim. Ele vai precisar passar pelo psicólogo", desabafa.

A mulher levou 10 golpes pelo corpo, um deles na coxa e outro no peito. Ela ficou internada por dias e agora pede que as pessoas denunciem a localização de Cardete para que ele seja preso e pague pelo crime que cometeu. Recentemente, a família voltou para Manaus e recebeu a informação de que o acusado está escondido no município de Manicoré.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial