Homem executado no Shopping Ponta Negra havia sido expulso de facção; veja vídeo do crime
Manaus/AM - Câmeras de segurança registraram o momento em que Júlio César Santos das Chagas, de 34 anos, foi baleado e morto dentro do Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, na noite de 1º de outubro. As imagens mostram o desespero de frequentadores, incluindo uma criança próxima à vítima, enquanto Júlio tentava escapar dos disparos.
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a vítima havia sido expulsa de uma facção criminosa da qual fazia parte e estava escondida em Manaquiri, interior do estado. Júlio retornou a Manaus para visitar as filhas e a ex-companheira, sendo surpreendido pelos criminosos armados ao sair do shopping. Apesar de ferido, ele correu para dentro do centro de compras, provocando pânico entre clientes e funcionários. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o levou ao SPA Joventina Dias, mas ele não resistiu aos ferimentos.
O delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), classificou o crime como “ousado e revoltante” por ter ocorrido em um local público e movimentado. Segundo ele, Júlio foi seguido por dois veículos durante todo o dia, e a execução foi planejada com o apoio de um motorista e outro comparsa em motocicleta. O grupo aguardou a saída da vítima para cometer o homicídio.
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (16), o delegado Ricardo Cunha e o secretário de Segurança Pública destacaram o trabalho rápido e integrado da Polícia Civil e Militar na investigação, elogiando o empenho da equipe da DEHS. Eles detalharam a operação "Traços", que significa ousadia em grego, reforçando que o crime foi cometido de forma audaciosa e que a resposta da polícia foi célere, garantindo a prisão de dois envolvidos em menos de 14 dias.
Segundo a coletiva, a investigação utilizou imagens de câmeras de segurança, rastreamento de veículos e tecnologias de monitoramento para identificar os suspeitos. O autor dos disparos, Ronaldo, vulgo “Jogador”, permanece foragido, e a polícia pediu a colaboração da população para localizá-lo. O secretário destacou ainda que o trabalho integrado entre as forças de segurança tem contribuído para a redução da taxa de homicídios em Manaus e reforçou a importância de shoppings e comércios privados manterem sistemas de segurança integrados para facilitar investigações.
Nesta quarta-feira (16), a Polícia Civil prendeu Eduardo Fernandes Torres e Matheus Marreiros de Lima, suspeitos de participação na execução, enquanto Ronaldo segue sendo procurado. A polícia divulgou imagens do suspeito e solicita que qualquer informação sobre seu paradeiro seja comunicada pelos canais de denúncia da DEHS.
Veja também
ASSUNTOS: Policial