Rodoviária de Manaus terá Posto de Atendimento ao Migrante
O Governo do Amazonas lança, nesta segunda-feira o novo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Terminal Rodoviário de Manaus (avenida Mário Ypiranga, antiga rua Recife, zona centro-sul). A ação segue a orientação do governador Omar Aziz de promoção da defesa e valorização da cidadania.
Um projeto do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH) da Sejus, em parceria com o Ministério da Justiça (MJ) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, o posto se coloca a serviço da população migrante – em trânsito ou residente – do Estado.
O posto oferecerá serviços de orientação e esclarecimento de dúvidas, emissão de documentos, acolhimento de denúncias, inclusive sobre tráfico de pessoas, e encaminhamentos diversos, e vem cumprir uma importante função para esse público: facilitar o acesso aos entes governamentais, para atendimento das suas necessidades específicas.
O Posto Avançado do Terminal será o segundo inaugurado no Estado. O primeiro, instalado no Porto do Ceasa em 2010, já atendeu, aproximadamente, 20 mil pessoas nesses dois anos de funcionamento, com trabalhos de orientação e acolhimento de denúncias.
Postos no interior – Além de Manaus, o interior também ganhará Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante. A unidade de Manacapuru será inaugurada no próximo dia 16, e no mês de abril, será a vez de Itacoatiara. Com mais estas obras, o Governo do Amazonas busca estender suas ações de cidadania a todo o Estado.

ASSUNTOS: Manaus, migrantes, posto atendimento, rodoviária, Manaus