Compartilhe este texto

Cooperativa ameaça com greve. Manaus pode ficar sem os microônibus

Por Portal Do Holanda

16/08/2011 19h43 — em
Manaus




Em reunião na sede do Sistema OCB-Sescoop/AM, no bairro da Cachoeirinha, Zona sul de Manaus, presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Estado do Amazonas (Fecootram), Equias Subrinho, disse que microônibus do transporte Executivo devem parar em Manaus  nos próximos dias.

Segundo ele, a ameaça de acabar com o transporte realizado pelas cooperativas vem sendo feita por representante do poder público municipal aos cooperativistas que atuam no sistema de transporte em Manaus. “As cooperativas investiram desde 2006  mais de R$ 45 milhões na melhoria da frota e da prestação de serviços.  Não podemos agora deixar que todo esse esforço dos trabalhadores amazonenses seja descartado”, declara Equias.

O transporte executivo atende hoje à população das zonas Leste, Norte, Centro-sul e Oeste da cidade. São 266 veículos que circulam em 38 linhas e que transportam, conforme dados da Fecootram, 80 mil passageiros por dia.

Recentemente, a Fecootram apresentou à Câmara Municipal de Manaus o Projeto Novo Transporte Executivo, um estudo técnico desenvolvido pela empresa Vetor Consultoria e Projetos Ltda, financiado pela Federação e seus associados. Segundo Equias Subrinho, o estudo foi feito para avaliar as necessidades e viabilidades do transporte urbano de Manaus.

Dezoito cooperativas atuam no ramo de transporte Executivo e além dos seus cooperados, empregam em torno de 2 mil trabalhadores. “Estamos muito ressentidos com essa postura de ameaçar o sistema cooperativista de transporte, pois durante muito tempo as cooperativas tem evitado o caos completo do sistema de transporte urbano da cidade”, disse Equias.

A mobilização do transporte Executivo deve contar também com a paralisação não só das cooperativas associadas à Fecootram, mas com outras entidades e categorias que estão sendo penalizadas pelas últimas ações do poder municipal.



 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus