Siga o Portal do Holanda

Amazonas

UBS Fátima Andrade realiza ação especial do Outubro Rosa em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus intensificou nesta quinta-feira, 17/10, ações de saúde às mulheres na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima Andrade, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, como parte da campanha Outubro Rosa. Ao longo do dia, a UBS reforçou a oferta de consultas médicas, de enfermagem, odontologia, exames preventivos, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão e glicemia.

Uma parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) levou também serviços de embelezamento como corte de cabelo, esmalteria e design de sobrancelhas, todos de forma gratuita. Também houve aplicação de maquiagem, distribuição de brindes, um lanche especial e uma apresentação musical do projeto Música para a Alma, do Abrigo Moacyr Santos, que realiza shows em unidades de saúde de Manaus.

A ideia, segundo a diretora da UBS, Patrícia Santana, foi oferecer um “dia de princesa” às mulheres que frequentam a unidade. “Com isso, ajudamos a atrair as mulheres e sensibilizá-las para a necessidade de se prevenir do câncer de mama, além do de colo do útero, que é outra doença para a qual nós queremos chamar a atenção na programação de hoje”, explicou. “É preciso ressaltar a necessidade de se buscar o diagnóstico desses tipos de cânceres ainda nos estágios iniciais, para podermos tratar a doença precocemente e aumentar em muito as chances de cura”, alertou.

A médica Lídia Martins falou sobre o empenho da equipe para reforçar as atividades diárias. “Sempre buscamos fazer um dia especial de ações para cada campanha. Aqui, no Fátima Andrade, atendo normalmente 16 fichas por dia, mas hoje ampliamos esse número para 30, para acolher mais mulheres e estimular o cuidado com o câncer de mama, que é o tema da campanha Outubro Rosa. Essa é a importância dessas ações, esse caráter inclusivo, a possibilidade de sensibilizar mais pessoas para o cuidado e a prevenção. E, caso a doença se confirme, não esperamos a iniciativa delas de nos procurar para começar o tratamento, nós mesmos ligamos e ‘convocamos’, por assim dizer, para começar o quanto antes os procedimentos”, contou a médica.

A cozinheira Geiciane Marques, 33 anos, moradora do Novo Aleixo, elogiou a ação. “Recebemos muita atenção, muito cuidado, de todos os funcionários daqui. Já me consultei com a médica, e agora vou na odontologia, para ver se está tudo bem. Até chamei a minha irmã para ela poder se consultar também. Depois, quero aproveitar e dar um trato nas sobrancelhas”, disse ela.

A dona de casa Rosilda Ferreira, 31, também buscou as consultas médica e odontológica. “Uma vizinha me avisou que essa ação estaria ocorrendo hoje, e eu vim aproveitar, para ver se a minha saúde está em dia. Acho muito importante haver esse tipo de incentivo, de conscientização, porque muitas vezes a gente está tão ocupada com os afazeres do dia, com os filhos, a casa, que a gente esquece de cuidar de si mesma, e assim muita gente acaba desenvolvendo o câncer. Não quero correr esse risco”, contou.

Projeto sinistro de poder usa caso Flávio como bandeira

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

ABFO: SOMMELIER EMIL LECAMP, GERENTE DE MARKETING IMPORTADORA CANTU


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.