Compartilhe este texto

FCecon recebe equipamentos para combater câncer de colo do útero no Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/11/2019 16h47 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai dobrar o número de conizações realizadas pelo serviço de Ginecologia com a chegada, nesta quinta-feira (28/11), dos novos equipamentos – mesa ginecológica com mocho, colposcópio e bisturi de alta frequência – que irão reforçar a estrutura utilizada na prevenção contra o câncer de colo de útero.

Com o aumento do número de vagas, a expectativa é que se diminuam os casos desse tipo de câncer no Estado. De janeiro a setembro de 2019, o serviço de Ginecologia realizou 402 conizações em mulheres diagnosticadas com lesões de alto grau precursoras de câncer de colo de útero.

O aparelho colposcópio é usado na realização da conização, que é um procedimento cirúrgico, feito em nível ambulatorial, para a retirada de lesões precursoras de câncer de colo de útero, causadas pelo Papilomavírus humano (HPV) de alto risco. O procedimento dura cinco minutos, e a FCecon é o único hospital de referência no Estado.

Aquisição

O equipamento foi comprado e doado por dois empresários da sociedade civil, a partir de uma campanha – vídeo veiculado pelas redes sociais – da responsável pelo serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira. A iniciativa é pioneira no hospital e demonstra a capacidade de mobilização para a melhoria dos serviços públicos.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a doação demonstra a atenção que a sociedade civil tem com a unidade hospitalar. De acordo com ele, as pessoas abraçaram a luta contra o câncer, particularmente, o de colo de útero. “Vemos que a sociedade acredita na gestão. Os equipamentos irão beneficiar àqueles que necessitam do serviço”, destacou.    

Estrutura

Conforme Mônica Bandeira, a unidade hospitalar irá receber a doação de dois aparelhos colposcópicos, sendo esse o primeiro que foi entregue e a expectativa é que o segundo chegue nos próximos 60 dias. “Com a campanha também foi possível equipar as duas salas onde os aparelhos irão funcionar, com armários, mesas, cadeiras e estantes novos”, comemorou.

Foto: Luís Mansueto/FCecon


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: câncer de colo do útero, conizações, equipamentos, fcecon, saúde, Amazonas

+ Amazonas