Exposição no Bosque da Ciência mostra relação de Manaus com o rio Negro

Por Portal do Holanda

10/02/2020 14h23 — em Amazonas

Foto: Wérica Lima / Inpa

Manaus/AM - O Paiol da Cultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) está com nova exposição. Aberta ao público desde o último dia 4, o novo trabalho da artista visual Hebe Sol “Manaus e o Rio Negro – Itinerante” pode ser apreciado no espaço que fica dentro do Bosque da Ciência, localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. O horário de funcionamento da exposição é de terça a sexta das 14h às 17h; sábado e domingo de 9h às 17h, até o dia 8 de março.

A exposição traça uma linha do tempo do rio Negro, em Manaus, com mapa de inundação, pinturas e fotografias históricas. O objetivo é estimular a consciência ambiental sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, em especial o rio Negro e seus afluentes.

“Manaus tem uma forte relação com o rio Negro, utilizando-o como seu principal meio de acesso e fonte de abastecimento de água, sendo o rio essencial para o município. Diante disso, é importante conscientizar a população que tudo o que se faz tem consequência e acaba retornando de alguma forma, a exemplo do lixo que invade uma casa durante a inundação”, conta Hebe Sol.

A primeira fase da exposição foi realizada na Casa das Artes, em 2019, e nesta etapa itinerante, agora no Inpa, está maior e com elementos inéditos. “Há vários elementos onde as pessoas podem interagir, como uma brinquedoteca com jogos de tabuleiro feitos de material reciclado e uma canoa para o visitante se sentir um navegante. Mas a grande novidade é o Monstro do Rio que se alimenta de lixo, uma instalação de aproximadamente quatro metros de altura”, adianta a artista.

Hebe Sol

Hebe Sol é formada em Artes Visuais pela Ufam. Faz desenhos e pinturas desde criança e começou a trabalhar profissionalmente nesta área em 2015. Considera-se uma pessoa apaixonada por arte, em especial arte naif por ser mais criativa, colorida e livre de regras.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas


03/03/2021

Retratação