Siga o Portal do Holanda

Vacinação suspensa

Em Manaus, UBSs paralisam vacinação e mantêm só duas modalidades

Publicado

em

Ordem para suspensão de imunização veio do Ministério da Saúde - Foto: Divulgação/Susam Ordem para suspensão de imunização veio do Ministério da Saúde - Foto: Divulgação/Susam
Ordem para suspensão de imunização veio do Ministério da Saúde - Foto: Divulgação/Susam

Covid entra no bumbódromo, isola artistas e ‘mata’ festival


Manaus/AM - As vacinas aplicadas rotineiramente em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram suspensas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), informa a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que é responsável pela distribuição das vacinas na capital e no interior do Amazonas. A ordem veio do Ministério da Saúde e mantém algumas imunizações.

A medida visa evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), mas, segundo o ofício circular ministerial 02/2020, serão mantidas apenas a oferta de vacina contra sarampo para pessoas com até 59 anos de idade e a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, explica que a oferta de vacina de rotina deve retornar a partir de 16 de abril deste ano, quando será encerrada a primeira fase da campanha contra a influenza destinada para pessoas com mais de 60 anos. Os idosos são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido ao novo coronavírus em todo o mundo e devem evitar sair de casa, segundo a diretora-presidente da FVS.

A FVS-AM orienta que os pais e/ou responsáveis aguardem até 16 de abril para comparecer aos postos de saúde e atualizar a caderneta de vacinação da criança, buscando aproveitar a oportunidade para também se vacinar.

 




Campanha Influenza  

Em todo o interior do estado, a vacinação ocorre nos postos de saúde. Em Manaus, os idosos serão vacinados em casa contra a gripe.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da FVS-AM, Izabel Nascimento, o esquema de vacinação deve ser gerenciado pelas equipes de saúde de todo o Estado para evitar aglomerações de pessoas.

As vacinas devem ser ofertadas estrategicamente, em cada um dos municípios, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. A vacinação contra sarampo vai seguir, para quem tem até 59 anos de idade, para evitar o aumento da circulação ativa do vírus do sarampo, apontou Izabel.

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.