Trump diz que acordo comercial com a China está fechado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (11) que o novo acordo comercial entre os EUA e a China “está fechado”. Segundo ele, o tratado depende apenas da confirmação final dele e do presidente chinês, Xi Jinping. A declaração foi feita após dois dias de negociações entre autoridades dos dois países em Londres, na Inglaterra.
Trump afirmou, em publicação nas redes sociais, que a China se comprometeu a fornecer ímãs e metais de terras raras, recursos considerados estratégicos para a indústria tecnológica. Em contrapartida, os EUA manterão o envio de estudantes chineses a universidades americanas, prática que o presidente descreveu como "sempre positiva".
As tratativas entre Washington e Pequim envolvem um pacote de tarifas de importação criado pelos EUA em abril, que chegou a atingir produtos chineses com taxas de até 145%. Após diversas retaliações, os dois países firmaram um acordo provisório em maio, em Genebra, prevendo a redução das tarifas por 90 dias. Desde então, as conversas vinham enfrentando dificuldades.
Na segunda-feira (9), o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hasset, afirmou que a China autorizou a exportação de terras raras, mas que o processo está mais lento do que o esperado pelas empresas. O vice-ministro do Comércio da China, Li Chenggang, informou que o novo acordo segue os termos acertados em Genebra e as conversas diretas entre Trump e Xi, realizadas na semana passada.
ASSUNTOS: Mundo