"Eu gosto dele": Trump aposta em Lula para validar seu novo Conselho da Paz
O presidente Donald Trump confirmou, nesta terça-feira (20), que convidou o presidente Lula para integrar o seu "Conselho da Paz", uma estrutura diplomática paralela à ONU. Durante coletiva na Casa Branca, Trump elogiou o líder brasileiro: "Eu gosto dele", afirmou, ressaltando que espera um "grande papel" de Lula, especialmente na mediação da crise com a Venezuela.
A proposta ocorre em um momento de críticas severas de Trump às Nações Unidas, que ele classifica como ineficaz. Enquanto busca a parceria de Lula, o republicano mantém uma retórica rígida em outras áreas, reafirmando planos de bombardeios terrestres contra o tráfico na América Latina e defendendo o balanço de seu primeiro ano de mandato.
O convite coloca o Brasil em uma posição estratégica, mas delicada, em meio às políticas de "tarifaços" e endurecimento da imigração impostas por Washington. O Palácio do Planalto ainda não oficializou se aceitará o assento no conselho, que visa substituir a mediação tradicional em conflitos globais.
ASSUNTOS: Mundo