Compartilhe este texto

Câmara dos EUA consegue avançar por pequena margem acordo apoiado por Trump para encerrar paralisação

Por Reuters

03/02/2026 14h18 — em
Mundo



Por David Morgan e Richard Cowan

WASHINGTON, 3 Fev (Reuters) - A legislação para acabar com a paralisação do governo dos EUA superou por pouco um obstáculo processual na Câmara dos Deputados dos EUA nesta terça-feira, abrindo caminho para uma votação final mais tarde no dia.

A legislação financiará as áreas de defesa, saúde, trabalho, educação, habitação e outras agências até outubro, e prorrogará temporariamente o financiamento do Departamento de Segurança Interna enquanto os parlamentares negociam possíveis mudanças na aplicação das leis de imigração.

O acordo tem o apoio do presidente Donald Trump e foi aprovado no Senado na semana passada por uma ampla margem bipartidária.

A margem foi muito mais apertada na Câmara, controlada pelos republicanos, que votou a favor da legislação por 217 votos a 215.

Os líderes republicanos lutaram por mais de 45 minutos para reunir o apoio necessário. Todos os 214 democratas da Câmara votaram contra.

Os democratas exigem novas restrições às táticas agressivas de Trump em relação à imigração, após o assassinato de dois cidadãos norte-americanos por agentes federais em Minneapolis no mês passado.

Os republicanos da Câmara têm uma maioria apertada de 218 a 214, o que significa que podem perder apenas um voto republicano diante da oposição unida dos democratas.

O fim imediato da paralisação parcial do governo, que entrou em vigor no sábado, evitaria uma perturbação generalizada dos serviços governamentais e da economia. A paralisação mais recente durou um recorde de 43 dias em outubro e novembro, afastando centenas de milhares de funcionários federais e custando à economia dos EUA cerca de US$11 bilhões.

(Reportagem de David Morgan e Richard Cowan)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo